Você sabe como montar uma DRE?

Você sabe como montar uma DRE? - Seja Praxis

    Essa é uma das tarefas mais importantes para um bom relatório contábil da sua empresa, onde você terá de forma detalhada as operações e resultados, durante um período estabelecido.

    O Demonstrativo do Resultado e Exercício, mais conhecido como DRE é a principal base para organizar as finanças da empresa de forma detalhada e objetiva, para que você não venha enfrentar problemas futuros. Mas, para isso, é necessário compreender todo o processo de funcionamento desse recurso.

    Antes de tudo, precisamos entender as especificações deste relatório, para que não tenha confusões entre a DRE e o Fluxo de Caixa — do qual já falamos anteriormente aqui, e que podem ser confundidos em certos momentos. Os dois são bastante semelhantes, porém funcionam e são feitos de forma diferente, mostrando resultados distintos.

    A resolução do demonstrativo de resultados e exercícios, são baseadas no regime de competência, diferente do fluxo de caixa, do qual é baseado apenas em caixa — como o nome mesmo já sugere.

    Para ter bons resultados através da DRE, todas as movimentações devem ser registradas exatamente na data em que aconteceu, deixando de lado a data de recebimento ou de pagamento. Por exemplo, se uma compra para a empresa foi feita em 4 parcelas, no fluxo de caixa esse valor irá aparecer conforme as parcelas, cada mês o valor. Já na DRE o valor precisa ser apresentado inteiro, sem dividir durante os meses seguintes.

    Mas o que é uma DRE?

    A DRE é um relatório contábil, que funciona basicamente como um raio x da situação financeira da empresa, mostrando de forma detalhada a receita, os custos e despesas que mais pesaram no orçamento, quais foram os pontos que mais obtiveram lucros para o comércio, além de ajudar a entender o melhor caminho para reduzir custos, aumentar lucros e realizar planejamentos de venda e promoções futuras que você poderá aplicar para atrair mais clientes para o seu negócio.

    Esse tipo de gestão financeira é um grande diferencial nas empresas que querem crescer, sem precisar entrar no vermelho e manter a empresa saudável, rodando e gerando lucros. Essa é uma ferramenta de grande importância principalmente para os micros e pequenos empreendedores.

    A análise detalhada neste relatório, irá permitir um resumo monetário dos resultados operacionais e não operacionais, englobando o período estabelecido como exercício financeiro, que na maioria dos casos, vai de janeiro a dezembro. Porém, nada impede que ela seja feita mensalmente, para fins administrativos ou trimestralmente para fins fiscais.

    Estruturando a sua DRE

    A DRE é feita por etapas, assim você consegue compreender quais valores foram somados e subtraídos ao chegar no resultado líquido. Por esse motivo, os cálculos precisam ser acompanhados desde o início — nos resultados brutos, até o final onde serão apresentadas as deduções, custos, despesas e receitas da empresa.

    A estrutura para montar esse relatório, se divide em partes, sendo importante acompanhar todos eles, desde os primeiros cálculos, que são os resultados brutos, até a posição final, com todos os custos, despesas e receitas da empresa inclusos.

    Como construir o seu Demonstrativo do Resultado e Exercício:

    A estrutura básica da sua DRE será criada seguindo alguns passos, como:

    • Receita de vendas – Custos = Resultado Bruto (lucro bruto)
    • Lucro bruto – despesas operacionais = resultado operacional (lucro operacional)
    • Lucro operacional – Impostos CSLL e IRPJ = Resultado líquido ou lucro ou prejuízo líquido.

    Para começar a montar sua DRE conforme a estrutura acima, primeiro você irá precisar entender o que fazer em cada passo, sem deixar nada de lado.

    • Receita bruta de vendas

    É através da receita de vendas que se consegue retratar a entrada de capital do caixa organizado. Ela é a primeira coisa a ser inserida na hora de elaborar sua DRE.

    • Deduções de Impostos

    Aqui precisará ter todas as anotações de devoluções de vendas, descontos e os impostos que incidem sobre essas ações.

    • Receita Líquida

    Aqui deduz o valor da mercadoria e o número de vendas, subtraindo todas as demais deduções obtidas, chegando no resultado do Lucro Bruno.

    • Custo de vendas

    Através do custo de venda, subtraem-se os produtos vendidos, o custo de serviços prestados e o de mercadorias vendidas, acrescentando às receitas operacionais para chegar no lucro — ou prejuízo— Operacional Líquido.

    • Lucro Bruto   

    No lucro bruto, você irá subtrair todos os gastos com a produção da mercadoria e dos serviços disponibilizados pela empresa.

    • Despesas

    A partir do lucro bruto consegue-se chegar nas despesas. Aqui serão incluídas as despesas fixas, como conta de água, internet, aluguel, entre outros, incluirá também, as despesas com as vendas, englobando todos os gastos como o pós venda e comissões, e por fim, às despesas financeiras, ligadas aos consumos de multas e juros, assim como às variações do câmbio, que também devem ser incluídas.

    • Resultados antes do CSLL e IRPJ

    Aqui precisa estar os resultados anteriores aos descontos com impostos, como por exemplo o CSLL e o IRPJ.

    • CSLL: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido
    • IRP: Imposto de Renda de Pessoa Física

    Através desse resultado, chega-se finalmente ao Resultado Líquido, que é o propósito final da DRE.

    A partir desse resultado, será possível realizar uma análise detalhada, chamada de: horizontal e vertical.

    A análise horizontal permite fazer a comparação temporalmente, para entender como se deu a evolução dos resultados da receita e despesas. Dessa forma, permitindo uma análise do crescimento dos ganhos e gastos com o passar do tempo.

    Já a análise vertical, ajuda na comparação das contas de acordo com o grupo em que elas fazem parte, ou seja, você consegue classificar a participação de um determinado indicador, verificando a importância dessa informação em relação ao relatório completo, como por exemplo,entender se a conta de água está afetando no total das despesas e se é de forma positiva ou negativa.

    É importante ter em mente, que esse modelo de DRE, pode ser usado como base, podendo acrescentar outros dados e documentos, de acordo com o tamanho do detalhamento que você precisa e deseja para a empresa, levando em consideração o tamanho do empreendimento, o que pode fazer com que alguns dados mudem.