Não erre nunca mais a precificação do seu negócio: Descubra como fazer de forma correta!

Não erre nunca mais a precificação do seu negócio: Descubra como fazer de forma correta! - Praxis

    Uma das maiores dúvidas e dificuldades de quem está abrindo uma empresa, independente do nicho que ela irá realizar, é estipular um valor justo e que traga lucros para a empresa.

    A precificação é um dos primeiros e mais importantes passos que se deve tomar, é a partir dele que se consegue ter sucesso nos negócios.

    Para que todo o processo seja feio da melhor forma, é necessário entender e analisar diversas variáveis, como custos, marketing e vendas e o valor praticado pela concorrência

    O que é Precificação?

    A precificação é um conjunto de estratégias que determinam o preço final do seu produto, para que a empresa consiga atingir os objetivos de lucratividade.

    É importante saber que uma precificação boa e eficiente requer bastante cuidado pois se feio da forma correta pode gerar grandes lucros, mas se feio de forma errada poderá levar seu negócio a falência. Por esse motivo, é sempre bom lembrar, que vender seu produto como o mais barato do mercado, nem sempre — quase sempre — é a melhor alternativa para alavancar as vendas, pois ao invés de lucro, pode acabar gerando mais prejuízos

    A partir de uma precificação correta é que sua empresa conseguirá vender mais, adquirir clientes e como consequência gerar o lucro que você precisa. Mas para isso, é importante saber que essa não é uma tarefa de calcular, ou de quem vende o produto mais barato.

    Para formar um valor para o  produto que será vendido, será preciso fazer diversas análises, pensando sempre do seu produto, cliente e lucro.

    • Clientes: Antes de começar, você precisa entender quem é o público-alvo dos seus produtos e quanto esses clientes estão dispostos a comprar, para que ele se torne um consumidor frequente.
    • Concorrência: O trabalho de pesquisa é necessário, é um dos processos mais importantes. Saber como e qual valor a concorrência está levando ao mercado, é primordial para que você consiga se ajustar, tanto no valor, quanto em qualidade.
    • Preço: Definir um preço mínimo da sua mercadoria é importante  para que dessa forma, você tenha um preço médio em mente e consiga realizar negociações do dia a dia.
    • Lucratividade: É necessário para a saúde financeira do seu negócio, sendo preciso saber qual é o valor que você pretende que sua empresa tire no fim do mês.

    E como Precificar seu produto?

    primeiro passo será organizar seus custos e despesas, para isso, um bom fluxo de caixa e margem de contribuição, é necessário para ajudar a entender e ter uma visão certa de como está a vida financeira do empreendimento, além de saber seu faturamento no fim de cada mês, o que irá ajudará a pensar em qual valor dar ao seu produto. Nós já falamos anteriormente formas de realizá-los da forma correta.

    Para uma precificação correta é necessário entender as estratégias, meios e cálculos envolvidos no processo de formação e preço.

    • Entenda seu produto: Antes de tudo, entender sobre o seu produto é essencial. Aqui, você precisa saber quais os custos com material e necessário para construir a sua mercadoria, valor da mão de obra e como está a demanda. Por esse motivo, nunca é aconselhável o preço mais barato do mercado, pois nem sempre ele irá suprir os gastos com a produção e mão de obra.
    • Público-alvo: Saber definir o público-alvo da empresa é importante para entender qual a necessidade do que você vende para essas pessoas e o quanto elas estão dispostas a pagar pelo produto,
    • Preço médio do mercado: é uma média dos valores que estão circulando no mercado e serve como base para nortear o valor que você aplicará sobre o seu. E claro, que os valores não serão os mesmos, pois irá depender do tamanho da empresa, custos de mão de obra e a quantidade de venda, e isso, se difere de empresa para empresa. Porém, através desse estudo, você poderá ter uma noção mais exata de quanto os clientes estão pagando por aquilo que você está vendendo.

    Depois de definir as principais práticas a se considerar na hora de definir os preços do seu estabelecimento, é importante ter em mente cada passo que deverá realizar a partir de todas as estratégias que citamos acima.

    • Custos: É sempre importante que se comece pelos custos que envolvem a produção de cada, desde a matéria-prima até marketing e vendas.
    • O custo de produção e compra: O valor cobrado nunca deve ser menor que o gasto que você teve na compra ou fabricação do produto.

    Ex: Se a sua empresa vende calças e ao comprá-la você pagou R$50,00 na unidade, este deverá ser o valor mínimo da sua venda, para que consiga gerar lucro com a ela.

    • Impostos e taxas: Os gastos com pagamentos de impostos sobre o produto, taxas de manutenção e operação da empresa também devem ser levados em conta. Se para manter a sua empresa aberta o valor necessário e 15.000,00 mensais, os produtos oferecidos por ela precisam cobrir esses gastos mensalmente para gerar lucro.
    • Execução e divulgação: A divulgação, assim como os funcionários contratados para vender seu produto, é um dos grandes diferenciais para alavancar as vendas. O investimento feio com marketing, compra de canais de divulgação ou qualquer outro tipo de execução também precisam estar presentes. A partir disso você saberá se precisa aumentar o valor de suas vendas.
    • Defina uma margem de lucro: É necessário ter em mente qual o lucro final você pretende para sua empresa. Não basta apenas saber o valor que cobre os gastos, mas também colocar no papel quanto você quer que sobre depois de todas as contas pagas. A precificação do seu produto deverá conseguir cobrir todas as despesas e ainda gerar lucro no fim do mês, somente assim a empresa conseguirá crescer de forma correta.

    A precificação do produto não é uma tarefa simples, ela demanda tempo e bastante monitoramento para que tudo saia da forma planejada, porém ela iria dizer muito sobre quem você quer ser no mercado. Isso serve para empresas, como para quem presta serviços e trabalha por cona própria. Definir e colocar em pauta todas essas práticas pode mudar o seu negócio, sem trazer grandes dores de cabeça.