O que é uma margem de contribuição? Aprenda como calcular a sua margem para o seu negócio!

O que é uma margem de contribuição? Aprenda como calcular a sua margem para o seu negócio! - Seja Praxis

    Antes de entender o que é a margem de contribuição (mc) é importante saber que a quantidade de vendas, nem sempre é sinônimo de lucro, muitas vezes a empresa tem grandes vendas, porém depois dos gastos com despesas fixas da empresa, o valor bruto, ainda não é suficiente para suprir às demais necessidades e gerar o lucro necessário que se espera, por isso é tão comum ver empresas deixando de ser rentáveis, por falta de uma gestão correta, é nesse momento, que muitos empresários se perguntam, o que fazer para melhorar o setor financeiro do seu negócio.

    A margem de contribuição é um dos caminhos mais importantes para entender o processo de lucratividade e qualificar a saúde financeira da sua empresa.

    O que é margem de contribuição?

    A margem de contribuição, nada mais é que o valor bruto que sobra da receita depois de todos os gastos com o custo de produção da mercadoria e impostos sobre o produtos

    É através desse cálculo, que se consegue saber por exemplo, quantos produtos vender e o valor mínimo, para que a empresa não tenha prejuízos e consiga gerar lucros para os sócios.

    Com os resultados da margem de contribuição é que se torna possível calcular a lucratividade do empreendimento, planejar promoções, estipular metas de vendas, fazer reajustes no valor dos produtos, entender quais produtos estão levando mais rendimento ao negócio, e quais não estão trazendo bons resultados, além de conseguir negociar valores com os compradores. Dessa forma, se pode traçar metas para o crescimento desse produto e através disso, gerar ainda mais lucro.

    Por esse motivo, a margem de contribuição é tão importante para o crescimento da empresa, além de ser fundamental para manter o seu negócio no azul e não entrar no vermelho, mesmo com um bom número de vendas.

    Para que a margem de contribuição seja feita de forma eficiente, é necessário que o gestor saiba os pontos importantes da sua empresa, como por exemplo; Quais são os produtos que mais geram lucros, quais são os que menos tem saída, ou seja, não geram lucros, qual o custo para manter o negócio funcionando e a principal, quanto é preciso vender para atingir a finalidade desejada. Todas essas questões são essenciais para uma tomada de decisões assertivas.

    Custos X Despesas

    Antes de saber mais sobre esse processo e calculá-lo, é importante entender sobre os custos e despesas dentro de uma empresa. O nome parece ser algo difícil e acaba assustando de primeira, mas calcular a margem de contribuição da empresa é uma tarefa fácil, porém requer atenção. Por este motivo, antes de fazer os cálculos é necessário entender sobre essas duas palavras.

    Os custos fixos de uma empresa são os gastos que ela tem mensalmente — geralmente sempre permanece o mesmo — como conta de luz, água, aluguel e folha de pagamento, assim como as despesas fixas, como IPU, serviços de manutenção e limpeza. De modo simplificado, não há variação de acordo com vendas ou produção.

    Já os gastos variáveis são aqueles que sempre podem mudar de acordo com o produto e com as vendas, como a fabricação do produto, comercialização do mesmo, despesas variáveis que também dependem das vendas e a comissão de vendedores, que sempre varia de acordo com a quantidade de vendas obtidas no mês.

    E como calcular a margem de contribuição da empresa?

    Fazer o cálculo da margem de contribuição da sua empresa não é uma tarefa difícil, afinal é uma forma geral utilizada para todos, o que muda são os números. Porém, é necessário ter bastante atenção e não deixar de conferir o seu fluxo de caixa sempre que possível e principalmente, sempre que for realizar alguma ação dentro da organização. Como já falamos por aqui, é através dele que você saberá sobre a gestão financeira da empresa e a partir daí, realizar o cálculo da sua margem de contribuição.

    Para encontrar esse indicador, você precisará pensar na margem de contribuição da sua empresa, que se baseia no valor das vendas, menos o valor dos custos e despesas variáveis.

    A fórmula ficará assim: Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).

    Quanto maior a margem de contribuição, maior o resultado do seu empreendimento. Quanto menos essa margem, menor o resultado do negócio.

    Além, disso também é possível calcular somente o valor de vendas, custos e despesas de cada produto, de forma unitária, aplicando a mesma fórmula e mudando apenas os valores.

    Depois de calcular a margem de contribuição, o mais importante é pensar em como melhorar os resultados da sua empresa a partir nisso. É importante entender os valores das receitas e dos custos, junto com a margem de contribuição unitária, para conseguir identificar qual produto gera maior sobre índice financeiro.

    Colocar em prática algumas estratégias, pode ajudar a melhorar os resultados da sua empresa:

    • Eliminar: Saber quais produtos não estão gerando vendas é o primeiro caminho a seguir, para que ele não acabe contribuindo com os gastos ao invés de ajudar a gerar lucro.
    • Reavaliar: É importante reavaliar o preço de venda e os custos variáveis de itens que possuem uma grande participação na receita, porém uma margem de contribuição baixa e a partir disso, pensar em formas de aumentar a margem de contribuição unitária.
    • Estimular: Um dos passos importantes para melhorar os resultados do seu negócio, é saber estimular a venda daqueles produtos que possuem alta rentabilidade, mas uma baixa participação na receita.
    • Acompanhar: Não é por que os produtos considerados carro chefe do seu negócio têm um bom rendimento, que se deve esquecê-lo. Acompanhá-los é extremamente importante para que não percam a competitividade no mercado. Sempre procurando formas de deixá-los ainda mais rentáveis, gerando mais lucro para a corporação.

    A margem de contribuição é a maior aliada para tomada de decisões saudáveis dentro de uma empresa, por isso é tão importante que ela seja implantada na rotina gerencial do empreendimento, junto com outras técnicas de gestão. E claro, não deixar de acompanhar os resultados diariamente.